Criação de espaços ajustados a novos segmentos de mercado, como salas para reuniões ou espaços para crianças. |
Criação de parcerias para preservação e divulgação do artesanato/produção local (ex.: cogumelos em serradura de cortiça). |
• Disponibilização de portfólio da região, com ofertas no website da unidade e em tablet disponível na receção. • Integração da rede de Wi-Fi e de todo o processo de check-in, de modo a recolher dados e poder tomar decisões/criar produtos mais customizados para os segmentos-alvo. • Recolha dados dos clientes: nacionalidade, idade, sexo, tipo de turismo, propósito da viagem, atividades realizadas durante a estada, budget diário, critérios para escolha do estabelecimento. • Criação de conta em diferentes redes sociais: Facebook, Twitter, Google+, Whatsapp, Instagram e Pinterest. • Criação de oferta de videojogos ou video on demand. |
• Oferta ao segmento corporate de convite de desconto no suplemento da 2.ª pessoa, para incentivar o retorno em regime de estadia familiar. • Alargamento dos serviços ao ar livre na época baixa, como forma de promoção do bem-estar e de um estilo de vida saudável. • Disponibilização de mesa de snooker para segmento corporate. • Contratação de equipa para vigilância de crianças em determinados eventos, como a Passagem de Ano. |
• Convites a artesãos para produção ao vivo e realização de workshops do it yourself, ligados a produtos e ofícios da região. • Transformação de salas de reuniões, nos períodos de férias escolares, em salas de jogos, com TV e projeção de filmes. • Estabelecimento de acordos com médicos para assistência no local, com indicação deste serviço no diretório. • Criação de atividades noturnas para famílias. • Reutilização dos espaços de bar para provas de vinhos, eventos gastronómicos e espectáculos. |
Análise bimensal dos segmentos de clientes, de forma a avaliar a dinâmica do mercado e definir ações na área comercial. |
Análise anual do clima organizacional. |
• Promoção de ações de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional. • Implementação de medidas de acesso do staff a espaços exclusivos para convívio e self-catering, de modo a garantir conforto no local de trabalho. • Criação de uma base de dados com todo o tipo de serviços que possam ser úteis aos colaboradores com filhos e com familiares idosos. • Implementação de sistemas de avaliação de desempenho, nos quais as equipas sejam incentivadas a avaliar o desempenho dos seus superiores hierárquicos. • Flexibilização do horário de trabalho. • Implementação de medidas de acompanhamento de proximidade no desenvolvimento dos primeiros anos de vida dos filhos. • Acesso, por parte dos familiares, a alguns serviços do hotel. • Estabelecimento de parcerias com gabinetes de serviços de aconselhamento, de forma a ajudar os colaboradores a resolver problemas pessoais, domésticos ou profissionais susceptíveis de terem repercussões no desempenho profissional. Desenvolvimento económico e social local |
• Disponibilização anual do espaço da unidade como ponto de recolha de dádivas sanguíneas. • Desenvolvimento de códigos de conduta para parcerias locais. • Doação de lençóis, toalhas, almofadase e outros materiais a IPSS. • Divulgação da política de compras responsável junto dos fornecedores locais, capacitando-os para a sustentabilidade. • Disponibilização da unidade para participação em palestras/aulas/seminários e outras iniciativas que prevejam a partilha de conhecimento. • Realização de leilões de uma noite para novos associados dos bombeiros locais. • Implementação de sistemas de apoio social, incluindo: cantina, creche, serviços médicos, transportes, ginásios, seguros, plano de pensões. Desenvolvimento económico e social local |
Realização de workshops em matéria de conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar. Desenvolvimento económico e social local |
• Instalação de coberturas nas piscinas de modo a reduzir a evaporação quando a piscina não é utilizada e verificação diária das bombas e filtros diariamente. • Substituição das panelas tradicionais por panelas que não usem água. |
Instalação de sistema gota-a-gota nos espaços verdes. |
• Disponibilização de informação aos clientes sobre a sua pegada de carbono e aplicação de desconto em % abaixo de determinado valor. • Interrupção do funcionamento de todos os equipamentos que consomem energia quando não estão a ser utilizados, instalando temporizadores e/ou sensores quando necessário. |
• Instalação de sensores em zonas onde não se registe tanta circulação de pessoas, nomeadamente durante a noite. • Utilização de lâmpadas com orientação vertical descendente. |
Reorganização dos fornecedores, com aceitação de entregas apenas em horário controlado. |
• Pedido aos fornecedores de mercadorias que desliguem os motores dos veículos durante a entrega. • Criação de zonas de não fumadores em áreas públicas. • Não mistura de produtos de limpeza, uma vez que esta pode aumentar a toxicidade dos mesmos. • Criação de espaço para bicicletas. • Cooperação com outras empresas de modo a reduzir custos de transporte. |
• Separação de todo o papel e cartão produzido e entrega nos pontos de recolha do Banco Alimentar (campanha «Papel por Alimentos»). • Reciclagem de desperdícios das amenities. • Oferta de desperdícios das amenities a IPSS para venda noutros formatos. • Pedido a fornecedores para que recolham caixotes e paletes para reutilização posterior. • Produção de adubo a partir de resíduos orgânicos incluindo comida e cortes de relva, utilizando práticas de compostagem. • Instalação de ecopontos nos quartos, produzidos com materiais da região (cortiça). |
Instalação de sinalética de incentivo à poupança de água e energia pelos colaboradores, com entrega de prémio à sugestão mais original. |
Convite a alunos do pré-escolar para criação e baptismo de hortas biológicas. |
• Criação de plano de incentivo aos turistas para que participem em atividades de proteção ambiental e biodiversidade, como plantação de bolotas em zonas afetadas por incêndios. • Criação de plano de incentivo aos colaboradores para que participem em atividades de limpeza dos espaços verdes do concelho, como teambuilding. |
• Organização de sessões de sensibilização para fornecedores/produtores sobre práticas de sustentabilidade. • Entrega de «Certificado de Fornecedor Sustentável». |
• Desenvolvimento de um mecanismo de recolha de feedback e disseminação de ideias para projetos de sustentabilidade. • Criação de task force para sustentabilidade: equipa responsável pela sustentabilidade transversal na organização composta por, pelo menos, um membro de cada departamento (housekeeping, marketing, finanças) e função, inclusive chefia de topo. |
• Tradução da carta do restaurante para braille. • Auditoria à acessibilidade visual da unidade. • Divulgação dos produtos que compõem um pequeno-almoço saudável. • Instalação de som e botões em braille nos elevadores. • Disponibilização de ofertas vegan e vegetarianas. • Sensibilização do staff para a ética e tratamento igualitário dos clientes. • Utilização de linguagem inclusiva no site, diretório e demais suportes informativos da unidade. • Disponibilização de cadeira-de-rodas. • Inclusões de descrições áudio no site. • Atribuição da responsabilidade a um ou vários colaboradores, devidamente capacitados em linguagem gestual, para receber e providenciar informações a pessoas com limitações. Gestão da satisfação dos clientes |
• Aumento do n.º de placas de identificação da unidade de alojamento no percurso de chegada. • Disponibilização ao cliente de questionários de satisfação. Gestão da satisfação dos clientes |
• Realização de simulacros anuais de incêndio, com envolvimento dos hóspedes e entrega de certificados de participação. • Manutenção das vias de evacuação incluídas no plano de emergência sempre desimpedidas e sua monitorização regular. • Disponibilização de informação no diretório sobre o plano de emergência e sobre as medidas de combate a incêndios e atitudes corretas a tomar e/ou a evitar. Gestão da satisfação dos clientes |
• Estabelecimento de parceria para visitas a empresas locais. • Formação do staff para fornecimento de informações completas sobre o Destino (espaços a visitar e transportes). • Formação do staff sobre gastronomia típica. • Realização de exposições com obras de artesãos locais. • Realização de wine markets anuais. • Criação de sobremesas única e exclusiva da unidade, para período da época baixa. • Criação de parceria com restaurantes locais e negociação de vantagens para hóspedes da unidade. • Serviço de chá de origem local aquando do check-in. |
Alinhamento da farda utilizada com a identidade local. |
• Criação de parceria para preservação e divulgação do artesanato local: bolota, azulejos, etc. • Produção dos suportes de identificação dos colaboradores em material típico da região. • Criação de panfletos ou de outro tipo de iniciativas para incentivo à preservação dos recursos culturais. • Realização workshops familiares sobre cozinha local. • Convite a artífices regionais para fabrico e exposição de produtos manufaturados. |